Os habitantes da povoação de Genísio, concelho de Miranda do Douro são apupados de boubelos e vibram zangados, insultando quem se atreve a chamá-los por esse nome. Segundo a lenda, viram um pássaro muito bonito com poupa na cabeça, em cima de um olmo e pensaram que era Nossa Senhora, reuniram todos à voz do Regedor e foram em reverência à virgem da Coquelhuda, pois assim chamaram à ave, nome científico da mesma: upupa epops. As pessoas estenderam os lençóis e as telas de linho branco para que se dignasse a pousar e vir para a igreja da povoação, dizendo: “Senhora da Coquelhuda, pousai em branco.” Porém, a ave afastou-se e voando alto de olmo em olmo, cantou: “Bu, bu, bu!”… que os genisienses traduziram aflitos: “Ah Virgem da Coquelhuda, não vos merecemos.” E ela continuava a cantar: - “Bu, bu, bu.” - “Não somos dignos de vós! Chamai-nos burros, burros, burros e nós que o somos.”
2 comentários:
Caro Amável,
Fiquei encantada com este seu espaço e mais ainda com a sua arte, nas minhas viagens a Bragança nunca encontrei estas máscaras á venda, sabe dizer-me onde posso adquiri-las?
Ou se preferir diga-me se vende e mais ou mesno qual o preço.
Muito obrigado, e por favor, continue este trabalho lindissimo.
Cumprimentos,
Vânia
Vânia muito obrigado pelo seu comentário, se quizer adquirir alguma máscara minha pode escolher-la pelo blog e eu mando-a pelo correio acrobrança,o preço varía depende da máscara, para mais imformações consulte o meu perfíl tem lá mais imformações
cumprimentos.
Enviar um comentário